O Brasil é um país que tem recebido destaque mundial, pois assim como China, Rússia, Índia e África do Sul, cresceu muito na esfera econômica. Apesar disso, a desigualdade social ainda é uma realidade que assombra o país.
Durante a fase escolar, famílias que detêm uma renda favorável, procuram [favorável procuram] colocar os seus filhos em escolas particulares, visto que as públicas apresentam qualidade muito inferior. Ao contrário, famílias desfavorecidas economicamente possuem como opção mais rentável fornecer a educação pública aos seus filhos.
Porém, ao chegar ao ensino superior, a situação se inverte: universidades públicas geralmente apresentam um melhor ensino, são mais concorridas e difíceis que as particulares. Contudo, muitas universidades públicas não apresentam a infra-estrutura [infraestrutura] adequada, e [adequada e] muitos professores não recebem o salário merecido. Isso tem sido motivo de greves.
Existe um projeto que visa proporcionar 10% do PIB do país a educação [país à educação], mas é de difícil aplicação, já que o governo não a considera primordial. Se esse projeto fosse efetivamente aplicado, os profissionais públicos que atuam na área da educação passariam a receber salários dignos, da mesma forma que as universidades e escolas poderiam dispôr de uma boa infra-estrutura [infraestrutura].
Portanto, entender as reivindicações e atendê-las é uma forma de melhorar e estimular a educação no país, podendo diminuir as desigualdades sociais aqui existentes. Dessa forma, o Brasil poderia crescer não somente na esfera econômica, como também em outras áreas, como tecnológica e medicinal.
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes, porém pouco discutiu o foco do tema que é a greve nas universidades. Dessa forma, amplie sua linha argumentativa, realize uma leitura crítica e atenta da coletânea a fim de melhor retratar o recorte temático. Além disso, fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |