Ao longo de sua história [história,] o Brasil tem sido palco de diversas greves de trabalhadores insatisfeitos, que vêm [veem] como única forma de serem atendidas suas reivindicações, à [reivindicações a greve] greve. Falta investimento no futuro do país, falta governantes que enxerguem que para que um país possa crescer e se desenvolver é necessário educação de qualidade. Os estudantes estão sendo prejudicados, mas não dá para continuar do jeito que está.
A educação pública no Brasil é tratada com descaso, pouco é investido na melhoria de escolas, educadores insatisfeitos com as condições de trabalho oferecidas vêm [veem] como única forma de serem ouvidos, e [ouvidos e] atendidos as greves, como podemos ver no ano de 2010 e 2011, onde [em que] professores de escolas estaduais de Minas Gerais entraram em greve, buscando melhorias salariais, e [e,] neste ano, onde [em que] professores de universidades federais de todo o país, se [país se] uniram para reivindicarem melhorias nos planos de carreira.É uma vergonha que toda uma classe precise se mobilizar para buscar melhorias que deveriam ser garantidas pelos governantes, afinal [afinal,] são eles, os professores, que formam futuros engenheiros, médicos, arquitetos, entre tantos outros profissionais.
Se ampliarmos nossa visão [visão,] veremos que nesses últimos anos os educadores não foram a única classe a se mobilizar em greves buscando melhorias, veremos que os policiais militares, os correios, entre outros, também usaram desses meios para lutarem por seus direitos. Os governantes vêm deixando muito à [a] desejar.
Os estudantes estão sendo prejudicados com a greve, mas ela busca melhorias para a educação, então posteriormente serão favorecidos de alguma maneira.
Que país é este onde um deputado ganha mais que um educador, um formador de opinião, de cidadãos, realmente o Brasil tem muito o que mudar antes que a igualdade seja atingida e todas as classes atendidas.
Comentários do corretor
Suas colocações retrataram o tema. No entanto, sua argumentação foi embasada em clichês e senso comum. Realize um trabalho efetivo com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Seja crítico e apresente argumentos bem fundamentados! Além disso, atente-se às regras de uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |