Educação deslavada - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 05/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve dos professores nas 57 instituições federais já decorre por mais de 2 meses e, sem sombra de dúvidas, os alunos serão prejudicados com o aumento do calendário letivo até o começo de 2013. Também bastante prejudicados estão os alunos estrangeiros, pois muitos já estão com as passagens de volta compradas para dezembro.

O governo devia disponibilizar por enquanto ao menos as bibliotecas e os refeitórios, pois muitos alunos precisam usar a biblioteca para fazer trabalhos a ser entregue [a serem entregues] nesse ano. E o refeitório porque nas universidades a refeição é mais barata e com a greve, muitos estudantes que não são da cidade onde fica a instituição estão pagando preços absurdos em refeições em outros lugares.

Uma posição do governo como essa é inaceitável. Os professores precisam ser remunerados decentente, e além disso, há de ser melhorado as condições de trabalho que, em [que em] muitas universidades estão precárias. O sindicato afirma que a greve continua, medidas exemplares como 10% do PIB para a educação há de ser tomadas o mais rapidamente para que o prejuízo com a educação não atravesse maiores barreiras.

Enfim, a educação está deslavada, sem autoridades que se importem como o futuro do país. A greve continua, e isso é a única e melhor saída para os que querem melhoria no Brasil.

Comentários do corretor


Seu texto atendeu à proposta. Porém, você poderia ter ampliado sua discussão a fim de melhor retratar as ideias que o recorte temático favorece. Seu texto se prendeu muito em torno de algumas das consequências que atingirão os alunos apenas. Amplie sua linha argumentativa!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente