A greve dos professores nas 57 instituições federais já decorre por mais de 2 meses e, sem sombra de dúvidas, os alunos serão prejudicados com o aumento do calendário letivo até o começo de 2013. Também bastante prejudicados estão os alunos estrangeiros, pois muitos já estão com as passagens de volta compradas para dezembro.
O governo devia disponibilizar por enquanto ao menos as bibliotecas e os refeitórios, pois muitos alunos precisam usar a biblioteca para fazer trabalhos a ser entregue [a serem entregues] nesse ano. E o refeitório porque nas universidades a refeição é mais barata e com a greve, muitos estudantes que não são da cidade onde fica a instituição estão pagando preços absurdos em refeições em outros lugares.
Uma posição do governo como essa é inaceitável. Os professores precisam ser remunerados decentente, e além disso, há de ser melhorado as condições de trabalho que, em [que em] muitas universidades estão precárias. O sindicato afirma que a greve continua, medidas exemplares como 10% do PIB para a educação há de ser tomadas o mais rapidamente para que o prejuízo com a educação não atravesse maiores barreiras.
Enfim, a educação está deslavada, sem autoridades que se importem como o futuro do país. A greve continua, e isso é a única e melhor saída para os que querem melhoria no Brasil.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta. Porém, você poderia ter ampliado sua discussão a fim de melhor retratar as ideias que o recorte temático favorece. Seu texto se prendeu muito em torno de algumas das consequências que atingirão os alunos apenas. Amplie sua linha argumentativa!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |