Os movimentos grevistas sempre fizeram parte da história moderna até contemporaneamente [a contemporaneidade]. Desde a revolução industrial, foi por meio da greve que trabalhadores lutaram por condições melhores como também conquistaram leis trabalhistas. Assim, as graves [greves] estão vinculadas a más situações de trabalho e de setores críticos bem como a educação brasileira. A paralização dos professores universitários tem a oportunidade de mudar e melhorar o setor, más [mas] há mais o que fazer.
É muito provável que, se conquistadas, as melhorias se limitarão a apenas o ensino superior, porém, a educação pública está abandonada em todas em todas as suas fazes. [em todas as suas fases] Melhorar e investir apenas no topo da educação terá pouco efeito com uma base educacional débil. Os ajustes salariais são bons incentivadores para a educação, visto que os professores são o pilar da deste [deste] sistema, contudo, todos os professores do estado sofrem com salários irrisórios.
Os investimentos no ensino fundamental e médio seriam sentidos em todas as fazes [fases] do período escolar. Não obstante, para que isto ocorra, é o aluno que deve estar em foco. Um aluno melhor preparado contribui, em muito, elevar [para elevar] o nome das instituições superiores brasileiras, visto que estas tem [têm] pouca representatividade internacional.
Assim, a educação brasileira necessita de uma revolução que revitalize este sistema mortiço. Isto só será possível com a contribuição de toda a sociedade, não serão moções isoladas que proporcionaram efetivas mudanças no precário setor.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e fez colacações pertinentes. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e comprovar sua tese em fundamentos concretos. Atente-se à melhor articulação frasal de seu texto visando à clareza e precisão de sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |