Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 04/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve consiste num ato democrático onde [em que] os trabalhadores que se sentem insatisfeitos com os salários, problemas internos das classes, etc. Buscam [classes etc. buscam] reivindicar tais melhorias através da greve.

São consideradas de extrema importância social as greves realizadas em setores das áreas de saúde, segurança pública, educação, entre outros. Por isso [Por isso,] essa greve move toda uma sociedade que busca uma qualidade de ensino melhor para seus filhos e seus futuros netos.

A greve dos professores federais é válida de um lado, ao lutar por melhorias na educação brasileira que passa por diversos problemas, e ruim por outro, pelo fato dos alunos saírem prejudicados como neste caso, onde nem se iniciou o segundo semestre no calendário escolar.

O governo fez duas propostas para os professores; que [professores, que] entenderam que ela não estava tratando com igualdade as diferentes classes acadêmicas e a greve prossegue. A última proposta obtida pelo governo é considerável, visto que, ela [que ela] opta pela qualificação dos professores, como resultado haverá melhorias na parte de ensino no âmbito de educar.

É inegável que o atual governo não está dando a devida atenção que essa situação merece, e [merece e] propagandas do governo não param de destacar as novas instituições e a entrada dos alunos na educação superior a todo o momento, mais [mas] qualidade não significa qualidade.

A atual crise financeira mundial bota [coloca] o governo numa situação complicada, temos que admitir. Mais [Mas] um país não se desenvolve sem uma educação de qualidade. Difícil optar por um lado, por isso [por isso,] a conscientização tanto dos professores quanto do governo, é [governo é] fundamental para que todos não fiquem mais prejudicados do que já estão. Um país se faz grande através de lutas por melhores condições de vida.

Comentários do corretor


Seu texto retratou o tema, porém realizou uma discussão simplista. Você poderia ter realizado um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Procure ser mais crítico a fim de tecer uma boa análise da questão. Vá além do senso comum e apresente argumentos bem fundamentados para validar sua tese! Cuidado com a linguagem coloquial em uma dissertação!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente