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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 04/08/2012

Status:

Corrigida
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Com menos de três meses para a grande prova do enem [Enem,] o maior assunto entre os estudantes não esta [está] sendo o enem e sim ,a [Enem, e sim a ]greve nas universidades [universidades,] afinal, já são 59 universidades e 37 instituições, o que culmina para [em] um recorde de adesão. O que é uma causa justa ,pois atualmente somente 5% do pib [PIB] é revertido para a educação.Com isso [isso] muito dos estudantes que começaram os seus cursos este ano não puderam disfrutar muito por que [porque] não terminaram nem o primeiro período e não sabem nem quando isso irá acontecer [vírgula] já que não há uma data para termino [término da greve].

Todos os anos há uma greve dos professores no Brasil, por que [porque] ser professor hoje em dia não e [é] fácil,na maioria das vezes[vírgula] eles tem [têm] que trabalhar em vários turnos para que possam ter um “salário” mais ou menos [vírgula] o que e [é] errado [vírgula] pois a sua importância e [é] maior do que a de um deputado que tem até décimo quarto salário.

Os professores estão lutando por uma valorização nas suas carreiras [vírgulasendo que para isso [para que com isso] eles venham a ganhar de acordo com o avanço dos mesmos * no nível de carreira [vírgula] o que seria no minimo digno [vírgula] afinal eles estão lutando por um país melhor.

Está na moda falar tanto de desenvolvimento, de crescimento ,só que um país não existe sem uma boa educação e para isso e  [é] necessário um bom investimento para que possamos ter um ensino de qualidade e com isso teremos muito a ganhar , pois quanto mais difundida a educação universitária em um país, mais próspera a economia e melhor o mercado de trabalho para os recém-formados.

Comentários do corretor


* Não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. O emprego inadequado desse termo tornou o trecho impreciso. Afinal, vamos ganhar com o avanço de quem?

 

Seu projeto de texto falou sobre o tema. No entanto, não houve uma linha argumentativa que extrapolasse o senso comum. Além disso, faltou um melhor emprego dos sinais de pontuação e uma melhor articulação frasal.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente