As greves na universidades, este ano, têm tomado a atenção da mídia. Greve de professores e funcionários públicos com a intenção de reivindicar aumento salarial, porém [salarial, será que] essa [essas] medidas ajudam ou atrapalham mais a educação?
Lutar pelos diretos é de suma importância para que os mesmos * não fiquem obsoletos, no caso das greves das universidades, os funcionários e os professores lutam por um aumento salarial que a muito pedira [há muito tempo pediram]. Essa greve nos primeiros meses teve apoio dos estudantes que aprovaram a idéia [ideia] e integraram-se a ela.
Com o passar do tempo [tempo,] os alunos perceberam que a greve não estava surtindo efeito e viram que estavam sendo prejudicados, contudo a greve prosseguiu. O Governo, por sua vez, tentou negociar com os professores, mas não aceitaram. Como por exemplo temos a universidade federal da Bahia (UFBA), que está a mais de cem dias em greve.**
Especula-se que os vestibulandos que irão passar este ano na universidades públicas, só [públicas só] irão ingressar no ano de 2014, tendo dois anos de atraso. De certa forma [forma,] as greves são necessárias para que as mudanças ocorram, porém que estas sejam mais rápidas possíveis [rápidas o possível], para não prejudicar quem mais precisa dessas atividades: os estudantes.
Conclui-se que as greves podem ser necessárias para haver mudanças repentinas, no entanto [no entanto,] quando estas demoram a terminar [terminar,] acabam prejudicando os estudantes das próprias universidades e aqueles que estão saindo do ensino médio.
Comentários do corretor
* Não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. Esse uso inadequado prejudicou a compreensão do trecho.Quem/ O que não deveria ficar obsoleto?
** Informação equivocada. A maioria das universidades, não só a UFBA, está há mais de três meses de greve.
Seu texto atendeu à proposta, contudo, apresentou alguns problemas de coesão e coerência e não soube fundamentar uma plausível linha argumentativa para validar sua posição. Faltaram exemplificações concretas e mais compreensão crítica dos pressupostos da coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |