Greves públicas: até aonde essas reivindicações pode atrapalhar a educação brasileira - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 04/08/2012

Status:

Corrigida
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As greves na universidades, este ano, têm tomado a atenção da mídia. Greve de professores e funcionários públicos com a intenção de reivindicar aumento salarial, porém [salarial, será que] essa [essas] medidas ajudam ou atrapalham mais a educação?

Lutar pelos diretos é de suma importância para que os mesmos * não fiquem obsoletos, no caso das greves das universidades, os funcionários e os professores lutam por um aumento salarial que a muito pedira [há muito tempo pediram]. Essa greve nos primeiros meses teve apoio dos estudantes que aprovaram a idéia [ideia] e integraram-se a ela.

Com o passar do tempo [tempo,] os alunos perceberam que a greve não estava surtindo efeito e viram que estavam sendo prejudicados, contudo a greve prosseguiu. O Governo, por sua vez, tentou negociar com os professores, mas não aceitaram. Como por exemplo temos a universidade federal da Bahia (UFBA), que está a mais de cem dias em greve.**

Especula-se que os vestibulandos que irão passar este ano na universidades públicas, só  [públicas só] irão ingressar no ano de 2014, tendo dois anos de atraso. De certa forma [forma,] as greves são necessárias para que as mudanças ocorram, porém que estas sejam mais rápidas possíveis [rápidas o possível], para não prejudicar quem mais precisa dessas atividades: os estudantes.

Conclui-se que as greves podem ser necessárias para haver mudanças repentinas, no entanto [no entanto,] quando estas demoram a terminar [terminar,] acabam prejudicando os estudantes das próprias universidades e aqueles que estão saindo do ensino médio.

Comentários do corretor


* Não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. Esse uso inadequado prejudicou a compreensão do trecho.Quem/ O que não deveria ficar obsoleto?

** Informação equivocada. A maioria das universidades, não só a UFBA, está há mais de três meses de greve.

 

Seu texto atendeu à proposta, contudo, apresentou alguns problemas de coesão e coerência e não soube fundamentar uma plausível linha argumentativa para validar sua posição. Faltaram exemplificações concretas e mais compreensão crítica dos pressupostos da coletânea.

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente