Docentes e demais membros das universidades públicas do Brasil, reivindicando por mudanças no plano de carreira, aumento da remuneração e melhores condições de trabalho, declararam greve. Na tentativa de chamar “atenção” do governo, paralisaram suas atividades e fecharam as portas das universidades, deixando milhões de alunos sem aula.
Qual a mudança que se ver depois que a greve acaba? Nenhuma, vemos apenas um pequeno aumento na remuneração mensal dos professores e demais funcionários da educação. Além disso, ouvimos promessas de mudanças nas estruturas dos prédios e maiores investimentos, depois de algum tempo essas promessas são esquecidas. Se houvesse interesse por parte do governo de investir na educação, as greves não existiriam.
Os alunos são os principais afetados, além de correr o risco de perde [perder] o semestre, vão repor até em dias de sábados esses meses de aulas perdidas. A greve em si, não trás [em si não traz] benefícios a [à] educação brasileira, ao contrário, ela prejudica os alunos, não promove mudanças [mudança] nenhuma na estrutura da educação e atrasa o cronograma educacional.
Por tudo isso, a grave não trás [greve não traz] mudanças para melhorar a educação nacional, ela atrapalha e atrasa o ano letivo. Investimentos [Investimentos,] como, projetos [como projetos] de ampliação educacional, uma remuneração digna para os docentes, poderiam reverter à [a] insatisfação e mudar a educação brasileira.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e se desenvolveu de forma clara e precisa. No entanto, sua linha argumentativa poderia ter ido muito além para validar e comprovar sua tese. Mobilize fatos, dados, exemplos, faça comparações e contraposições, recorra a retrospectivas históricas e citações para enriquecer sua produção e dar força ao seu raciocínio. Além disso, evite repetir ideias. A primeira frase do parágrago de conclusão repete o que tinha acabadado sde er dito no quarto parágrafo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |