Educação pública, motivo de revoltas. - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 04/08/2012

Status:

Corrigida
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A maioria dos docentes que trabalham nas universidades públicas e federais do país está se paralisando e entrando em greve na tentativa de conseguirem reajustes salariais. A greve dos professores nas instituições federais, já [federais já] dura mais de dois meses, alunos de todo o Brasil estão revoltados, pois eles são os mais prejudicados com essa paralisação que por sinal ainda está longe do fim.

Não é de hoje que grandes greves e revoltas são feitas no Brasil quando o assunto é a educação pública brasileira. Estudantes de todo o Brasil estão se prejudicando por conta da greve. Atualmente [Atualmente,] um grande contingente de jovens brasileiros faz uma jornada cheia de obstáculos e sacrifícios para conseguirem entrar em uma universidade pública e, quando realmente conseguem, são obrigados a pararem no meio do caminho por causa de questões repetidas, como os salários dos professores públicos no Brasil.

O governo brasileiro deveria priorizar a educação e realmente investir nesse setor, ao invés de ficar apenas criando metas. Deveria começar aumentando de forma realmente significativa os salários dos professores, não só nas instituições federais, mas também em todas as escolas públicas brasileiras. A maioria dos professores brasileiros, atualmente, é obrigada a trabalhar em dois empregos para poderem ter uma vida mais digna e confortável, o que ruim [o que é ruim], pois [,pois,] com dois empregos, acaba não sobrando muito tempo para que esses docentes prepararem uma aula realmente boa. Sem falar também na grande carga horária que os mesmos têm que cumprir, levando-os às vezes a um alto grau de cansaço e estresse. Hoje podemos dizer de certa forma que greves, revoltas e paralisações contribuem de forma direta ou indireta para a melhoria da educação pública brasileira, porque o governo só se manifesta na maioria das vezes quando pressionado.

Está na hora do governo do nosso país começar a criar e por em prática planos que realmente visem à melhoria da qualidade do ensino público brasileiro. Além do aumento de salários de professores, o nosso governo, tem [governo tem] que analisar e acabar com a situação crítica em que se encontra a educação pública de muitos dos estados brasileiros, só assim, poderemos [assim poderemos] dizer que o Brasil se desenvolve sem nenhum tipo de desigualdade independente de qual seja o setor público.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto levantou questões pertinentes à problemática do tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais bem fundamentada, tendo em vista um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum para comprovar sua tese!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente