O que deveria ser tratado com total prioridade, um dos assuntos que dá nome ao país e faz com que ele cresça, a educação não transparece como motivo de preocupação para as autoridades brasileiras. Buscando melhores salários e mudanças nos planos de carreira, professores de universidades públicas do Brasil dão continuidade à greve que já ultrapassa os oitenta dias de duração.
Se fosse dada a necessária e real importância ao quesito educação no país, as autoridades já poderiam ter mudado o rumo da paralisação das atividades universitárias no início dela e evitado que milhares de estudantes permanecessem por meses sem aulas. Mas o descaso por parte do governo prevaleceu e nada foi acordado entre eles e representantes das instituições.
A atual greve não reivindica a falta de qualidade na infraestrutura e educação das universidades, embora esta pudesse ser uma das causas (baseando-se em dados do Enade 2011), devido às precárias condições de algumas instiuições federais. Docentes sentem-se desvalorizados e desmotivados a darem continuidade no processo de formação de profissionais no Brasil, apesar de que tenham dedicado vários anos de estudo em seus mestrados e muitas vezes doutorados.
Para que este período de greve não afete ainda mais a vida estudantil e profissional do aluno que encontra-se sem aula, é necessário que ocorra urgentemente uma negociação entre os professores e autoridades governamentais, para que estes primeiros sintam real valorização por levar o conhecimento àqueles que são o futuro do nosso país.
Comentários do corretor
Seu texto foi bem escrito, não apresentou desvios às normas gramaticais e fez colocações pertinentes em torno do tema. No entanto, a excelência ocorre quando há a extrapolação do recorte temático, mobilização de diferentes vozes, compreensão crítica dos pressupostos da coletânea e um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplos, contraposições, retrospectivas históricas etc.) Vá além do esperado!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |