Estão ocorrendo por todo o Brasil, greves [Brasil greves] nas universidades federais, prejudicando o ensino dos universitários que lá estão matriculados. A greve vem se estendendo durante muitos dias, e [dias e] não foram decididos modos para acabá-las [acabar com ela]. A educação pública vem sendo prejudicada diante desse fato, que representa uma união das pessoas para obter uma educação pública de qualidade.
A educação pública brasileira ainda enfrenta diversos problemas. O ensino primário ainda é bastante fragilizado e não atrativo, contribuíndo [contribuindo] para o fortalecimento das escolas particulares. A greve das universidades está pedindo por melhorias, que são extremamente necessárias para tornar os estudantes em profissionais preparados. A melhoria deve ser, sobretudo, nos salários dos funcionários, que são responsáveis pela educação dos jovens.
A greve contribui como um instrumento que busca melhorias, sendo necessária [que são necessárias] quando as condições estão precárias e injustas. Há a necessidade da realização dessa paralisação, pois apenas com ela podem ser percebidos [pode ser percebido] mais de perto o que está acontecendo, chamando a atenção dos políticos para solucionar um problema que vem se arrastando por muito tempo.
Deve-se investir em educação, melhorando os salários dos professores, a qualidade das instalações, e [instalações e] tornando o ambiente escolar algo atrativo. Apenas com a melhoria da educação o Brasil poderá vir a ser um grande país.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |