A educação no Brasil não é valorizada. Os docentes não são reconhecidos pelo trabalho de educar a juventude que será o futuro da nação. Será que os movimentos grevistas têm como objetivo melhorar a educação no país? Ou [país ou] só é uma maneira de aumentar os salários dos educadores?
A constituição dar [dá] o direito de qualquer classe trabalhadora realizar uma greve. No Brasil, esse ato já é comum, por que [porque] todos os anos algum setor do país entra em greve.
Os motivos que levam os professores a entrarem em greve são: melhores condições de trabalho, melhoria na estrutura da universidade e o principal de todos os pontos, melhores salários. Hoje o que se busca é dinheiro. Quando o aumento salarial é concedido pelo governo às [governo, as] manifestações são encerradas, acabam as paralisações.
Em consequência, quem mais se prejudicam são os alunos. Correndo o risco de perde [perder]o semestre, ato [semestre ou até] o ano por causa das paralisações. As aulas não são repostas corretamento [corretamente], o que se ver [vê] são professores passando trabalhos para obtenção de notas. E o aprendizado aonde [onde] fica?
O direito das manifestações grevistas é assegurado pela constituição federal. Os educadoes têm que lutar por melhores salários, eles têm que ser reconhecidos pela sua profissão. No entanto, não pode ficar só nesse ponto. A luta tem que ser para modificar a realidade da educação pública brasileira, se o objetivo não for esse [esse,] a educação permanecerá do mesmo jeito para sempre.
Comentários do corretor
Você apresentou sua opinião acerca da problemática levantada pelo tema. Contudo, seu texto não evidenciou uma compreensão crítica dos pressupostos da coletânea, além disso, seu texto não soube construir uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que validasse sua tese. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
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