As greves no geral são manifestações de trabalhadores que visam obter benefícios como melhores condições de trabalho e aumento salarial. Uma das principais greves que estão ocorrendo atualmente é a greve de professores das universidades federais, que já dura mais de dois meses. Um dos pontos negativos nesta greve é que muitos estudantes correm o risco de perder o ano em seus cursos. Mas [Mas,] esta greve envolve muito mais do que a perda do ano para os alunos.
Atualmente [Atualmente,] poucas pessoas optam por seguir a carreira docente, e as [docente e as] que a fazem [fazem,] no geral, planejam dar aulas em escolas ou universidades particulares, isso ocorre principalmente devido à falta de preocupação do governo em fornecer salário e condições de trabalho decentes para os professores.
É inaceitável que o Brasil, um país que deseja ser o país do futuro, e que sediará dois eventos à nível mundial (Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol) [vírgula] prefira investir 400 milhões na criação de um estádio de futebol e não invista o suficiente na educação do país, que vai de mal à pior [a pior].
A educação é uma das bases para o desenvolvimento de um país, mas o governo brasileiro não se mostra muito interessado em investir nessa área, um exemplo disso é deixar a greve chegar ao ponto em que chegou. Parece que não é interessante para o governo ter um país com educação de qualidade, afinal um povo com um nível de escolaridade elevado jamais elegeria o Tiririca como deputado estadual.
Se o governo não tomar as devidas atitudes para melhorar a condição de trabalho dos professores e consequentemente o ensino no país, em breve os estudantes também começarão a protestar, e pode vir a ocorrer a mesma coisa que ocorreu no Chile. Também não basta que apenas os professores e estudantes protestem contra a educação atual no país, é necessário que toda a população se una para que um dia possamos ter uma educação pública de qualidade que se enquadre nos padrões internacionais de países considerados de primeiro mundo.
Comentários do corretor
Seus texto praticamente não apresentou desvios à norma culta e se desenvolveu de forma clara. No entanto, você não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que extrapolasse clichês, ideias generalizadas, enfim, senso comum. Faltaram exemplificações concretas para comprovar sua tese. Além disso, evite apenas citar ocorrências, aprofunde a discussão. No último parágrafo, você citou um acontecimento do Chile, contudo fez uma abordagem totalmente superficial.Afinal, a que você se referia e como isso contribui com sua posição? Explicite seu raciocínio para o seu interlocutor.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |