As cotas raciais sempre foram motivo de muita polêmica. A Constituição Federal garante o direito de acesso à educação para qualquer cidadão. Será que o previlégio [privilégio] dado aos negros através das cotas, não ferem esse princípio?
Dois cidadães sendo um negro e o outro branco. O último com situação financeira inferiror [inferior], ambos concorrendo à uma mesma vaga. É justo garantir a vaga ao negro só por causa da sua cor? Acredito que não!Essa não é a forma correta de democracia. Somos todos iguais perante à lei! Este está sendo ferido com a decisão do Supremo Tribunal Federal. Através da legalização dessa prática.
Os defensores das cotas raciais garantem que com elas pode-se "amenizar" a discriminação sofrida pelos negros hoje, e o sofrimento causado pelo período da escravidão. Isso é errado, pois elas permitem a predominância das diferenças raciais, como na fase escravocata. Cotas sociais seria o mais correto. Estas estão sendo defendidas por um projeto de lei criado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Ele quer garantir metade das vagas nas universidades públicas para cotas sociais e também raciais. Seria melhor que só fossem destinadas em favor das cotas sociais.
Garantir o direito à uma boa educação no primário para todos, independente da cor [vírgula] é necessário. Assim [vírgula] todos poderão ter acesso ao ensino superior, sem usar de nenhum previlégio [privilégio].
Comentários do corretor
Desenvolva seu projeto de texto a fim de melhor explorar o tema e levar sua produção a ir além de uma abordagem superficial. Apresente uma linha argumentativa consistente e plausível e vá além do senso comum!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |