A adesão ao sistema de cotas é um avanço no campo educacional. É através dele que a inserção de um maior número de jovens e adultos afastados do mercado de trabalho e da possibilidade de concluir o ensino superior encontra meios de fazer parte da economia do país e proporcionar crescimento tecnológico e informacional a ele.
O modelo de ação afirmativa [vírgula] além de tentar recompensar danos históricos a determinados grupos étnicos [vírgula] também tem por função diminuir as disparidades ainda existentes: culturais, sociais e econômicas.
Ao analisar o sistema de cotas [vírgula] muita gente se sente excluída, pois a inserção de pessoas “menos qualificadas” estaria influenciando a sua colocação nos vestibulares e concursos. O reconhecimento por parte de toda a população, de que o país continua gerando desigualdade com o seu modelo desenvolvimentista e educacional, é talvez a única forma de mudar o atual contexto que vivemos.
As situações de discriminação e preconceito tomam novas formas, agora que brancos e negros são diferenciados mais uma vez e um grupo exerce maior “poder” sobre o outro. É necessário equilibrar os pontos a favor e contra. Continuar adotando cotas em razão da cor não é o melhor caminho.
Portanto, usar o sistema de cotas, diferenciando pessoas pela cor da pele não é válido em um país como o nosso, onde as desigualdades assolam negros, brancos e índios igualmente. É preciso que o modelo de ação afirmativa olhe além das particularidades étnicas, atentando também para a possibilidade econômica de cada candidato.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes e obedeceu à estrutura dissertativa, contudo faltaram exemplificações concretas para comprovar sua tese. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |