A recente decisão do STF e a leia [lei] aprovada pelo CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), em relação às cotas raciais e sócias [sociais], novamente abre uma discussão polêmica a respeito das vagas em universidades públicas. Assunto bastante debatido entre os estudantes, as cotas, que tem como objetivo tentar diminuir os malefícios de séculos atrás, só estaria aumentando as desigualdades sócias [sociais] e não recompensaria ninguém.
Afinal [vírgula] um negro ou estudante de escola pública possui a mesma capacidade intelectual e de aprendizagem de uma pessoa branca e que estuda em escola privada. Então [vírgula] por que realizar essa diferenciação entre negros, estudantes de escolas públicas e brancos, com [sem vírgula] a implementação das cotas? Isso só vai agravar mais ainda desigualdades existentes hoje.
Um estudante negro e que cursa uma escola publica [pública] pode muito bem chegar à aprovação sem o uso dessas medidas, pois assim como todo, ele é capaz de resolver exercícios e provas complexas. Uma pessoa negra ou algum estudante de escola pública pode se sentir ofendido com o uso das cotas, pois é como se ele fosse incapaz, inferior aos outros estudantes e precisasse das cotas para ser aprovado.
Com a adesão dessas medidas pelo governo, é como se o próprio governo estivesse assumindo que os negros não têm as mesmas capacidades de aprendizagem que os brancos, e devido [brancos e devido a] a isso necessitariam de medidas que lhes ajudassem a ingressar em uma universidade.
Portanto [vírgula] a aprovação dessas medidas só faria aumentar os abismos sóciais [sociais]existentes entre negros e brancos, mostrando a “incapacidade” de negros e estudantes de escolas públicas de ingressar em uma faculdade sem a ajuda das cotas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Contudo, realizou uma abordagem simplista e superficial. Apresente uma linha argumentativa consistente e bem fundamentada que comprove suas coloções em torno da problemática imposta. Vá além do esperado!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |