O acesso à educação de qualidade é um direito constitucionalmente garantido à [a] um cidadão, e [cidadão e] é dever do Estado assegurar este direito. Sendo assim, as cotas raciais são uma ferramenta de suma importância para o acesso democrático à educação e para a quitação da enorme dívida do Estado, de séculos de discriminação e racismo, para com os negros.
A questão das cotas raciais abrange muito mais do que simplesmente a cor da pele, é uma questão social e econômica. Pois percebemos nas universidades uma enorme discrepância entre o número de estudantes negros e brancos. Dessa forma, verificamos o caráter econômico e social desta discrepância, através da pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a qual constata que, no Brasil, mais de 70% dos pobres são negros.
A esmagadora diferença entre a quantidade de negros e brancos nas universidades públicas e a necessidade das cotas raciais, justifica-se [sem vírgula] pela condição social e econômica que muitos negros se encontram. Pois a pobreza os impede de ter acesso à educação de qualidade e os impele a ocupar cargos subalternos, muitas vezes precocemente, sem dar continuidade a sua instrução.
Portanto [vírgula] é preciso encarar os dados, para além do senso comum, e percebermos que, de fato, há uma enorme desigualdade no acesso à educação brasileira e que as cotas raciais são de extrema importância para amenizar esta desigualdade e é apenas um passo em direção à igualdade racial, social e econômica em nosso país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Vá além da abordagem simplista e superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |