Autênticidade - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema de cotas é algo que vem se tornando cada vez mais constante na sociedade. Entretanto, essa metodologia não seria uma forma subjetiva de preconceito? Um acordo que acabaria por desacreditar na capacidade dos candidatos?
Este sistema mesmo que entre os panos acaba deixando transparecer seus preceitos. Uma pessoa negra tem capacidade e inteligência ilimitada tanto quanto uma branca que também estuda e se esforça, pois nossas características físicas ainda não chegaram ao ponto de conseguir atingir nosso intelecto. Se uma pessoa é vítima de preconceito racial e se sente agredida e lesada por tal ato, deveria se sentir desconfortável igualmente, por possuir um bom percentual de vagas em uma universidade, já que esta facilita seu ingresso sem ao menos querer conhecer o seu limite de chegada, e [chegada e] sim o tom de melanina presente em sua pele.
O sistema de cotas públicas que se enquadra basicamente nos mesmos padrões de cotas raiais [raciais], pode-se dizer relevante, pois é um direito que o aluno, sendo ele branco, negro, pardo ou amarelo pode desfrutar do governo, em compensação ao seu ensino [vírgula] na maioria das vezes, de má qualidade. Contudo, não é igualmente um motivo de desculpa, nada que não se possa correr atrás.

Tudo acaba se tornando uma questão de interesses. Tanto da universidade que não quer ser taxada como anti ética [antiético] ou exclusivista aos olhos da sociedade, quanto ao próprio candidato, que sentindo a leve facilidade acaba se acomodando, no sentido de não querer ir além do que deva ser capaz. Tudo deveria ser repensado, pois quando há verdadeiro esforço e igualdade, há esplendor na consciência.

Comentários do corretor


 

Seu projeto de texto fez colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente