Analfabetos graduados - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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A implementação do sistema de cotas em Universidades públicas reafirma o preconceito existente na sociedade. Além de mascarar o ensino básico necessário.
Concursos para o ingresso em cargos públicos não possuem cotas raciais. O candidato que ingressar na vaga mostrou-se apto para aquela ocupação. O ingresso em uma Universidade Pública devia ser o mesmo, ter o acesso ao curso quem se esforçou para alcançar a vaga.
Em um curso de medicina - disputado acirradamente - abrem-se 100 vagas na média; ao ser aprovada a reserva de 50% das vagas para cotas, a disputa pela ampla concorrência será elevada, tornando difícil o ingresso de candidatos que não são negros e pobres ou ricos à uma Universidade pública.
Esse projeto de Lei, tenta [lei tenta] mascarar o constante descaso que há com o ensino básico. Se o ensino público fosse investido de maneira satisfatória, não seria necessário destinar vagas para determinados grupos raciais (étnicos). Tal legitimidade, falha, permite que pessoas desqualificadas ingressam nas faculdades - e por conseguinte, abandonem por não acompanharem o ritmo educacional.
O Brasil - país de grande miscigenação -não há como determinar quem é negro (ou possui descendência) ou não. Essa tênue auto determinação racial permite que trapaças sejam feitas.
Ao mascarar e ignorar o ensino de base, o Governo tenta graduar analfabetos; ou seja, quer permitir o ingresso de pessoas inaptas ao Ensino Superior. Apenas investindo na educação de qualidade, sanaria a dívida social existente.

Comentários do corretor


Suas colocações foram muito pertinentes, no entanto, seu texto realizou uma abordagem simplista e superficial. Desenvolva suas ideias e sua linha argumentativa para melhor explorar as questões que envolvem o recorte temático.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente