Cotas raciais: inserção dos negros na sociedade - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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As cotas racias, consideradas como uma ação afirmativa, algo para reverter o rascimo histórico contra determinadas etnias, tiveram seu marco inicial em 1960 no Estados Unidos. No Brasil, recentemente, a politica [política] de cotas foi validada pelo Supremo Tribunal Federal - STF - tornando-a constitucional. No entanto, a legitimação das cotas de cunho racial acabou gerando contradições, as quais mais citadas são as de que a distinção de etnias por lei acabaria por agravar o racismo já existente, e [sem vírgula] que a adesão de negros nas universidades pelo programa de cotas subverte ao mérito. Todavia, apesar das controvérsias, essa atenção dada pelos governantes a essa ação afirmativa deixa evidente a intensão de corrigir as desigualdades raciais que têm seus efeitos sentidos na sociedade.
Uma contradição bastante citada em relação as [às] cotas de cunho racial é que elas agravariam o racismo existente. À proporção que o racismo é uma conduta equívocada adotada pela sociedade desde a antiguidade, a intensão das cotas é combater esse legado que têm [tem] suas raízes sentidas na atualidade. Porquanto, esse programa de cotas mostra-se como uma oportunidade de amenizar o racismo, já existente, pois é uma medida que inibirá a inferioridade dos negros diante da sociedade a partir da sua adesão a ela.
Outra contradição bastante citada é de que as cotas corromperiam com o mérito. Entretanto, para conseguir uma vaga de cotista em qualquer universidade é obrigatório a realização do vestibular e sua aprovação, o que prova que esse programa não subestima o mérito e sim o incentiva. Além disso, a formação de novos profissionais, negros, irá valorizar a sua posição diante do mercado de trabalho, reduzindo o número de negros com desigualdade social.
A partir de 1960, a sociedade começa buscar medidas para corrigir os equívocos cometidos com os negros. Após varios anos,houve o aperfeiçoamento dessas medidas e o surgimento de novas controvérsias. No entanto, fica evidente que medidas citadas, como a inibição do racismo herdado da sociedade antiga e a inserção dos negros nas universidades, aponta-se - hoje - como uma alternativa para corrigir e disponibilizar uma nova ascensão social aos negros.

Comentários do corretor


 

Seu projeto de texto foi bem construído e fez colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente