As cotas raciais geram diferentes tipos de visões, dentre as quais desencadeiam infinitas divergências.
Não se pode negar que no Brasil atual, o ensino superior tem se tornado cada vez mais acessível, alguns aspectos tais como o econômico ainda tem sido um grande empecilho para o ingresso em uma universidade. O sistema de cotas é um dos meios pelos qual esse acesso tem se tornado mais atingível e dinâmico.
Sabe-se que a maioria da população brasileira é negra ou parda e que essa maioria é a que possui menos poder aquisitivo, ou seja, o aspecto socioeconômico esta [está] ligado ao étnico. As cotas raciais tem [têm] que ser vistas como uma oportunidade de tentar mudar essa situação, de forma que o Brasil se torne uma nação mais igualitária e homogênea, onde o preconceito não seja um fator de exclusão social para tais.
A unanimidade [unânine] decisão do STF em manter as cotas raciais só reafirma que as ações afirmativas são a melhor opção para ajudar a garantir que os negros compartilhem com os brancos do mesmos direitos e possam ultrapassar os portões de uma universidade.
É muito fácil na sociedade em que se vive encontrar negros que ocupam cargos menos remunerados como garis, flanelinhas, faxineiros, em contrapartida, é raro encontrar negros médicos, engenheiros, empresário, devido a [à] historicidade que essa classe vivenciou e que até hoje não foi superada.
Há ainda inúmeras barreiras a serem enfrentadas para que todos os jovens tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior, as cotas são um passo para essa melhoria. Já que os aspectos socioeconômicos e os étnicos estão em um mesmo panorama e isso vem de hoje, essa situação nunca foi diferente, então por que não garantir esse direito às etnias, visto que é constitucional?
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |