Os negros e índios, possuem [índios possuem] cotas para ingressar numa universidade federal.Porém [vírgula] não são todos que gostaram disto.Algumas pessoas dizem que é para equilibrar,outras para diferenciar.As cotas ajudaram muitos negros e índios a ingressar numa universidade.Mas [vírgula] será que um país tão preconceituoso como o Brasil, seria a cota a melhor opção,para [opção para] igualar as raças?
Os negros são a maior parte da população brasileira,e [brasileira e] a menos ajudada.As cotas foram feitas para tentar equilibrar a entrada de negros e brancos nas universidades federais.O negro possui as condições de vida precária por causa do passado da sua raça.Segundo Luiz Fux, ministro do STF [vírgula] "A opressão racial dos anos da sociedade escravocrata brasileira deixou cicatrizes que se refletem na diferenciação dos afrodescendentes.".A quantidade de brancos em uma universidade é muito maior do que a de negros.Segundo Rosa Weber, ministra do STF,o que influencia na criação de cotas é o desequilíbrio entre as raças.
Os indígenas,possuem [sem vírgula] um passado muito complicado em relação a [à] educação,depois da maioria dessa raça ser dizimada,os índios foram obrigados a ser "humanizados",porém ao fazer uma universidade federal era muito difícil um índio ingressar,então foi criado as cotas para índios devido a isso.Sabendo que os índios possuem uma pequena população no nosso Brasil e todos os brasileiros independente de raça precisa de uma educação de qualidade.Nós temos uma nação miscigenada,portanto [vírgula] todas as raças devem possuir o seu direito de ingressar em uma universidade federal.
A única maneira que o Brasil achou para equilibrar a ingressão de raças nas universidade federais foi o sistema de cotas.Porém [vírgula] não foi concebido bem por todos.O brasil [Brasil]poderia dividir o numero [número]total de vagas das universidades e dividir entre as raças,todos ficaram [ficariam] mais satisfeito,e o respeito e o progresso seria mantido no Brasil.
Comentários do corretor
Você apresentou seu ponto de vista em torno do tema, contudo seu texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que comprovasse sua tese acerca da questão e retirasse seu texto do senso comum. Apresente argumentos bem fundamentados! Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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