As tão polêmicas cotas raciais, agora aprovadas pelo STF [vírgula] estão causando indignação à [a] uns e esperança à [a] outros. Este recurso pode ser o necessário "empurrãozinho" ou "quase" para nossos estudantes, já que com ele alunos considerados negros ganham uma oportunidade extra de entrar em uma faculdade, podendo com isto superar o aluno branco que obteve a mesma nota que a sua.
É certo que o povo negro sofreu muito ao longo da história, principalmente com a escravidão, e esse fardo ainda é carregado na alma dessa população que diariamente sofre preconceitos por sua cor. É verdade também, que [também que] os negros compõem a maior parte da população pobre no Brasil. Mas [vírgula] será que sua cor é que vai determinar sua classe social e suas capacidades intelectuais?
O problema dos negros e da população em geral não serão resolvidos com um "empurrãozinho" para entrar no ensino superior, não é o sistema de cotas de irá diminuir a desigualdade, o monstro é muito maior!
O verdadeiro problema que precisa ser solucionado é o da educação pública, tão precária em nosso país. Se recebessemos [recebêssemos] uma educação de qualidade e igualitária em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, ninguém precisaria de privilégios, afinal, desde quando é a quantidade de melanina no organismo de um ser humano que vai delimitar sua inteligência?
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e superfiical. Dessa forma, desenvolva sua linha argumentativa visando explorar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |