Está na pele ou no bolso a oportunidade para estudar? - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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Alguns problemas sociais brasileiros são antigos, desde a época do império, sendo um deles a marginalização da população. Uma das principais causas desse quadro é a falta de uma educação abrangente e de qualidade. Para tentar reverter essa situação o governo criou bolsas de estudos e cotas para raças negras e indígenas.
As estatísticas trazem números que justificam a criação das cotas, porém o problema é mais complexo. As cotas irão diminuir a disparidade apenas nas universidades e de modo temporário, enquanto existirem as cotas. Para sanar essa diferença entre o número de alunos de determinada raça, o governo tem que oferecer uma educação de qualidade em todos os seus níveis e para toda a população, além de outros benefícios como saúde e saneamento básico.
Se os negros estão em menor número nas faculdades isso se deve à formação deficiente que a rede publica [pública] de ensino básico possui. Esta não é capaz de preparar o aluno para o exame vestibular, sendo o estudante de baixa renda substituído pelos alunos nas escolas particulares que possuem um melhor preparo. Resta dessa maneira, uma universidade privada, só que o aluno não tem condições financeiras de pagar os estudos.
Percebe-se que a questão não é um problema racial, mas sim financeiro. Desde que a escravidão terminou  [vírgula] vários negros ascenderam social e economicamente, existindo também intensa miscigenação. Além disso, há muitas pessoas brancas e pobres que também não conseguem cursar o ensino superior, por falta de dinheiro e ensino fundamental e médio de qualidade.

O governo tem mostrado alguma eficiência com programas que auxiliam as pessoas de baixa renda a cursarem o ensino superior, mas esse problema para ser resolvido necessita ser corrigido com diversas ações atingindo todos os estudantes. Melhorando a qualidade das escolas publicas [públicas], juntamente com cotas e bolsas para pessoas pobres.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem construído e fez colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente