Através da educação muda-se a realidade - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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O Brasil é uma nação que possui mais da metade de sua população na linha da pobreza; onde [pobreza, em que] famílias brasileiras, segundo dados do IBGE, recebem menos de um salário mínimo de renda mensal per capita, se opondo a classe dos ricos, a minoria, que ganham valores inimagináveis. Contudo, esse mesmo país está no ranking mundial como sendo a sexta maior economia do mundo. Com isso, é possível justificar como um mesmo país pode apresentar fatores tão contraditórios?
Infelizmente, essa realidade está presente em toda parte da sociedade, até mesmo dividida por localização geográfica, o que leva o preconceito de muitos indivíduos por determinados lugares. Porém, o mais preocupante é a questão de como proporcionar a essas pessoas uma oportunidade de mudar de vida. É nesse contexto que entra o papel fundamental das universidades, pois segundo a constituição é direito de todos a educação.
Entretanto, conseguir uma vaga entre milhares de pessoas, as quais tiveram o “privilégio” de estudar em escolas particulares, com melhor qualidade [vírgula] é tarefa impossível para um aluno oriundo de escola pública, mesmo que, muitas vezes [vírgula] suas notas sejam elevadas a qualidade não é a mesma. Nesse momento, entra em questão as cotas universitárias, que garantem vagas a poucos alunos que não frequentaram escolas particulares e/ou para alunos negros, pardos e indígenas, a chance de ingressar no ensino superior e dessa maneira, mudar sua realidade.

Todavia, está em pauta no STF o direito desses cidadãos, discriminados muitas vezes pela sociedade, entrarem em universidades públicas por conta de suas notas no vestibular, na maioria mais baixa que alunos de escolas particulares. Porquanto, isso sim é uma discriminação, pois esses vivem em uma realidade totalmente diferente, com limitações até no estudo, o que não pede ser cobrado, mas, ajudado.
Em suma, o país deve se conscientizar que essas pessoas foram e ainda são discriminadas pela sociedade, e se não houver mudanças no apoio a elas, a história que gerou essa sociedade atual, irá [atual irá] se repetir infinitamente sem que se possa mudá-la, pois como já citado acima o que transforma a sociedade é a educação e essa é um direito de todos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente