Solução imediata e fantasiosa para os problemas sociais - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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O Brasil tem atualmente a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. A recente decisão do STF sobre a legimitidade das cotas raciais em universidades federais coloca em xeque as discussões em torno da efetividade da instituição do sistema de cotas no Brasil. Porém, a política de cotas raciais é reflexo de um sistema educacional deficiente. Elas são uma forma de ''mascarar'' o preconceito que ainda prevalece e também ''camuflar'' os reais problemas de desigualdade social e do ensino público no país.
Mesmo apresentando, inicialmente, um caráter solidário, as cotas colocam em evidência para todos a urgência de uma reformulação no sistema educacional existente. As pessoas não têm dificuldade de entrar na universidade por causa da cor da pele, mas por conta do acesso à educação. De modo geral, ao oferecer privilégios a grupos específicos significa identifica-los [identificá-los] como menos capazes que os demais cidadãos. Portanto, reafirma-se a diferença, e não o contrário, que é a necessidade de eliminá-la.

As cotas raciais são ideias paliativas. Não resolvem a situação e servem apenas como alternativa política para mandar a sujeira para debaixo do tapete. Outro fator importante, no que se trata do ingresso na universidade, é a disputa que deve ser baseada única e exclusivamente no desempenho do candidato, que deve entrar o mais preparado e que, esses sim, tenderão a ser os melhores profissionais no futuro.
A educação pública deve ser reavaliada. A base para o ingresso democrático da juventude na universidade deve levar em conta a necessidade de investimentos urgentes na educação básica, além de estimular a convivência harmoniosa e natural entre as pessoas, desde o primário. Assim, o país poderá construir uma sociedade mais justa e igualitária, sem ''cotas raciais'' [vírgula] mas com oportunidades para todos, independente de cor.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem construído e fez colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente