Vivemos num país mestiço, ou seja, a mistura de raças no Brasil é uma característica marcante. A precariedade no ensino da rede publica [pública] obriga o governo a estabelecer programas para esses estudantes, fazendo com que eles tenham benefícios e condições de entrar nas universidades, tentando minimizar a desigual concorrência entre alunos de rede publica e privada nos vestibulares.
A diversidade de raças do Brasil deve-se à sua colonização. Quando os portugueses atracaram suas navegações na América, só existiam índios, depois vieram europeus, escravos negros, enfim, ao longo do tempo com mudanças e fatos históricos, a mistura de todas essas raças criou a identidade de nossa nação.
Diante da identidade do Brasil, fica difícil compreender como identificar uma pessoa negra. Ao longo do tempo [vírgula] várias manifestações foram feitas a fim de quebrar preconceitos raciais dentro da sociedade, visto que somos todos iguais e temos a mesma capacidade de aprendizado. Chega a ser paradoxal a atitude dos governantes de criar um modelo de ação afirmativa em universidades publicas [públicas] para negros diante de nossa realidade.
Pessoas que tem [têm] estudo, instrução, um ser humano crítico, tem consciência de seus direitos, sabe [saber] fazer escolhas nos cenário social, politico e econômico. Mas para ser um ser pensante e crítico é necessário EDUCAÇÃO de qualidade. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual, os [sem vírgula] que governam o país adotem medidas ao passo de tartaruga para melhorar o ensino publico no Brasil. E para lograr, acabam criando essas medidas de cota com a desculpa de estar dando às pessoas de classe social baixa, a oportunidade de ingressar no ensino superior publico.
É necessário que sejam tomadas medidas de melhoria revolucionaria no Brasil com relação à educação, fazendo com que brancos, negros, amarelos, pardos, ricos e pobres tenham os mesmos direitos de ensino superior e possam concorrer em igual nível de aprendizado. Ai sim, estaremos sendo justos com os negros, dando oportunidades aos pobres e construindo uma nação mais rica.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |