Cotas: problema ou solução? - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O assunto sobre a adoção de cotas raciais nas universidades gera controvérsias. Algumas pessoas posicionam-se a favor por entenderem que isso ajudará as pessoas de menor renda, a [sem vírgula] ingressarem na universidade e seguir com seus estudos, visando uma melhora de vida, tanto social quanto econômica.
Essa polêmica está presente hoje em várias universidades e nos mostra o quanto o ensino brasileiro está defasado. As cotas, inicialmente, podem parecer um ato solidário e justo, mas são apenas medidas rápidas e ineficazes para os problemas sociais e educacionais do Brasil.
As dificuldades que circundam a vida das pessoas obrigam-nas a abandonar os estudos mais cedo para ajudar na renda familiar. Com isso, mesmo que elas venham a ingressar numa faculdade pública por meio das cotas, seu ensino fundamental e médio, totalmente defasado, farão com que sejam profissionais incapazes.
O estabelecimento das cotas também é injusto com alguns jovens, pois existem candidatos pobres brancos na mesma situação dos negros e pardos e apenas estes têm direito às vagas disponíveis na cota. Dessa forma, as universidades não estariam resolvendo o problema por completo.
Algumas medidas que deveriam ser tomadas pelo governo são: a melhora da educação, valorização dos professores e incentivo às famílias de baixa renda para que seus filhos possam ir à escola formando assim fortes candidatos para concorrer às vagas nas universidades públicas.
Se o apoio governamental, para manter os jovens na rede de ensino, vigorasse, o país poderia ter uma sociedade mais justa, “sem cotas” e com oportunidades para todos, sem visar a cor de pele ou a renda e sim a capacidade de cada um de conquistar os seus objetivos.

Comentários do corretor


Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente