Com a tentativa de reverter o quadro histórico de racismo desde de o inicio [desde o início] da colonização [vírgula]onde os negros e indígenas eram feitos de escravos, o governo quer impor as instituições públicas e privadas de ensino superior, reservas [sem vírgula] de vagas na maior parte para esses grupos de etnia.
Estando no século XXI, onde o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, é negro, ainda existe a especulação de os brancos serem “superiores” aos negro? Provavelmente [vírgula] não. A ideia de cotas raciais talvez, alimente [sem vírgula] o racismo indiretamente, fazendo com que as pessoas racistas tenham a certeza de sua convicção.
No Brasil, um pais [país] formado por etnias distintas, vários fatores como, a [sem vírgula] desigualdade social, a má qualidade no ensino e a falta da relação cultural como um fator de interação desde os primeiros anos escolares, acabam [sem vírgula] agravando a ideia de racismo. As escolas, sejam públicas ou não, de acordo com a diversidade cultural de cada região, deve-se em sala de aula abordar a inclusão entre essa diversidade para que possa ter respeito mútuo as diferenças, seja na cor da pele, seja socioculturalmente.
As cotas de 50% para alunos que estudaram em escolas públicas a maior parte de sua vida, é [vírgula] sem dúvida [vírgula]a melhor opção, pois assim, beneficia-se aqueles que as condições são desfavoráveis, e [sem vírgula] facilita a inclusão tanto social como cultural.
Comentários do corretor
Desenvolva seu projeto de texto a fim de melhor explorar as questões que envolvem o tema. Estabeleça uma linha argumentativa plausível e convincente que comprove sua tese. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |