Há muito tempo os negros vêm lutando por seus direitos.Desde que chegaram ao Brasil, no período colonial,até os dias atuais buscam seu espaço em uma sociedade que carrega o racismo como herança de um passado com poucos direitos sociais.Saber se o sistema de cotas raciais criado nas universidades brasileiras vai amenizar as diferenças sociais ainda é um paradigma complexo que precisa de tempo para se adequar ao Brasil.
A criação do sistema de cotas raciais se por um lado traz alguns benefícios para a etnia negra,por outro aumenta o conflito ideológico entre as raças.Vários estudantes que não se enquadram nesse sistema reclamam da notável diferença de pontuação,entre um membro cotista e outro não cotista,para ingressar na universsidade.Seria inevitável o surgimento de críticas ao sistema em uma sociedade acostumada a ver os negros apenas como uma ferramenta de trabalho.
A atual constituição,que vigora desde 1988,em um de seus artigos rege o direito e a igualdade independente da etnia.Porém,em uma sociedade que carrega péssimos exemplos do seu passado colonizador,fica difícil colocar tal artigo em prática.Infelizmente [vírgula] o sistema de cotas vai levar um tempo para entrar definitivamente na ideologia do povo brasileiro.
Diante dos expostos apresentados [vírgula] fica evidente que medidas tão radicais,como o sistema de cotas raciais,não são bem vistas pela sociedade brasileira.Talvez seja preciso uma revolução ideológica para o brasileiro aceitar a igualdade racial.O governo brasileiro deve em seu papel equacionar medidas que tentem primeiramente sepultar a pior das heranças deixada pelos colonizadores:o racismo,para então amenizar as diferenças inter-raciais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |