Sempre houve desigualdade no mundo.As coisas evoluiram mas [evoluíram, mas] pouco mudou essa realidade no Brasil. Hoje os negros, por exemplo, carregam cicatrizes abertas da cultura preconceituosa que há muito se instalou. Desde os períodos coloniais [vírgula] eles sofrem discriminação, e [sem vírgula] não vai ser um sistema de cotas, que [sem vírgula] vai resolver um problema crônico da sociedade. Pelo contrário, isso vai comprometer o conceito de igualdade.
Não podem procurar medidas inviáveis para solucionar um problema. A reserva de vagas em Universidades para deficientes, negros, ou pessoas desfavorecidas [vírgula] financeiramente, não vai minimizar com as desigualdades existentes; sendo que há séculos se convive com pensamentos racistas e preconceituosos. A sociedade colonial introduziu o desrespeito aos negros através da escravidão. Com o passar do tempo, eles ganharam liberdade e direitos. No entanto [vírgula] continuaram mal vistos e sofrendo desprezo. A abolição da escravatura não resultou na eliminação do preconceito. O mesmo acontecerá no sistema de cotas raciais; pois as desigualdades de hoje estão ligadas fortemente a fatores econômicos e sociais, e não só ao fator cor, ou [cor ou] raça.
A pobreza, por exemplo, tira de muitos o direito de estudar [vírgula] obrigando o indivíduo a trabalhar para ajudar no sustento de casa. A violência, na maioria das vezes, é uma consequência da falta de oportunidades dos mais carentes que resulta, também, na egressão ao crime.
Para que isso mude é preciso que se criem programas revolucionários na base do problema. Mudando a qualidade de vida das pessoas pobres, dando oportunidades de estudo nas escolas para que haja a formação de cidadãos verdadeiros; e não simplesmente empurrá-los no ensino superior, tratando-os de forma semelhante a “coitadinhos”.
Portanto [vírgula] tratar do preconceito, que é consequente das desingualdades, não significa apenas dar vagas nas Universidades por meio de cotas. É fundamental abolir as diferenças começando pelo princípio, acabando com o mal pela raiz e assim poderá ter igualdade entre às [as] pessoas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação. Além disso, preocupe-se com a clareza de seu texto, evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |