Não há como acabar com as desigualdades , contudo , podemos minimizá-la [minimizá-las] .Isso fica provado que nos Estados Unidos ,brancos e negros não se engajava [engajavam] no mesmo âmbito social , porém , hoje, o seu presidente atual é negro . E é isso , em [Foi nisso ] que pensou Supremo Tribunal Federal ao aprovar as cotas raciais e sociais nas Universidades do país.
É bem verdade , que [sem vírgula] as Universidades Públicas oferecem as mesmas qualidade de ensino que as particulares , contudo , a maioria das escolas privadas preparam melhor o aluno para o vestibular. Assim sendo , há o grande número de alunos ricos nas Universidades publicas [públicas], se o Estado cumprisse com seu papel de oferecer condições iguais de ensino nas escolas , não seria preciso aprovar a lei de cotas nas faculdades publicas [públicas]. Igualdade não se resume a números , mas à [a] oportunidades.
Embora o nível das Universidades brasileiras tenha caído após a aprovação das cotas , não podemos permitir que as desigualdades sociais se reflita nela [se reflitam nela] . O papel desta na sociedade não é acentuar as desigualdades , e sim combatê-las , mostrando que a educação está acima das diferenças .
"Penso , logo existo" ,disse René Descartes . Isso mostra que dá oportunidade de estudar(pensar) , é [sem vírgula] a arma fundamental para acabar com as desigualdade sociais(a inexistência desses entre os estratos privilegiados) .
Em suma , se a educação é fundamental para amenizar as desigualdades , as cotas irá [irão] propiciar a entrada de diferentes estratos sociais e raciais na Universidade . Estudar não é direito , é obrigação
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação. Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |