As cotas raciais estão se expandindo atualmente no Brasil. Grande parte das universidades públicas nacionais está adotando o sistema. No qual tem por finalidade a inclusão de negros no ensino superior público, facilitando assim o acesso desta camada étnica a níveis de conhecimento superior.
Pretensiosamente [vírgula] o sistema de cotas busca, através da facilitação de afro descendentes [afrodescendentes] terem acesso ao ensino superior público, a igualdade social e racial. Tal medida toma como base o passado histórico dessa camada vivenciado no Brasil colônia, no qual os negros não viviam condicionalmente como cidadãos com direitos legais dentro da sociedade se comparados aos brancos. Condição evidenciada, por exemplo, na escravização. Processo que corrompeu a socialização plena desta camada, justamente proveniente dos preconceitos em prol deste passado histórico sistematicamente desfavorável aos negros.
O sistema social do Brasil colônia foi rigoroso na acessibilidade dos negros descendente [descendentes] de escravos á uma educação de qualidade. Restringindo a junção de negros e brancos nas escolas. Disponibilizando apenas uma educação de péssima qualidade para os negros, que vem o colocando em situação de uma eminente desvantagem em níveis de conhecimentos em relação aos brancos,até então.Portanto [vírgula] o atual processo de desigualdade social e racial é incipiente no sistema social colonial.
As cotas raciais nas universidades públicas do Brasil não é necessariamente um fator determinante para uma execução plena da igualdade de gêneros e direitos,mas sim um avanço nesta caminhada. Basta comparar a atual situação dos negros com a anterior. E evidentemente o que determinará a tal igualdade vai ser o investimento em educação de qualidade desde o inicio da vida escolar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e fez colocações pertinentes. Contudo, houve pouca problematização e análise da questão. Você poderia ter apresentado mais argumentos e ideias para explorar a diversidade de questões que o tema favorece. Vá além da análise simplista e superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |