A tendência é facilitar - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 11/07/2012

Status:

Corrigida
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Criada para facilitar a entrada dos menos favorecidos nas universidades, as Cotas Raciais, segundo seus defensores [vírgula] apagaria a humilhação histórica vivenciada pelos negros. Porém, as Cotas Raciais possui caráter questionável.

Se o negro possui igual capacidade dentre os demais, por que precisaria do Sistema de Cotas para entrar numa Universidade? Se o negro tem estudo de qualidade – já que este não é o problema em questão, pois já deve estar resolvido - por que precisaria facilitar sua entrada numa Universidade? E o negro que consegue entrar numa Universidade pelas Cotas Raciais, precisará dela também para conseguir um emprego?

Doar um lugar na Universidade não só para os negros, mas para outras raças não soluciona nada. Se o objetivo é acabar com a Desigualdade que sempre existiu, deve-se agir lá na base e não nas consequências que esta causa. E a base é a tão ignorada educação. Se o ensino fosse de igual qualidade para todos [vírgula] não precisaria haver esses Sistemas de Cotas que nos indica cada vez mais que até entre as Raças a educação é desigual. Ter um ensino melhor faz com que haja um emprego melhor, uma moradia melhor e um lugar para se viver melhor. Tudo isso é fruto de um estudo descente.

Contudo, se as Cotas Raciais continuar facilitando a entrada dos menos favorecidos nas Universidades, facilitará também para aqueles que poderiam, mas não podem no momento, melhorar nossa educação. E isso é notório, menos para aquele que tanto faz.

Comentários do corretor


É notável sua percepção crítica acerca da problemática imposta, no entanto, faltou uma linha argumentativa embasada em fundamentos concretos para comprovar sua tese. Procure, dessa forma, realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente