Desde sua criação, as cotas raciais têm sido motivo de discussão não só entre estudiosos, mas principalmente entre jovens estudantes, atingidos diretamente pela prática. Considerada um meio de indenizar os negros pelas consequências de nosso passado escravista, tais cotas reservam metade das vagas ofertadas pelas universidades às pessoas dessa etnia.
Percebe-se, contudo, que o caráter da lei tem servido como um método não de ajudar os negros, mas de absolver o Brasil e a sociedade da culpa pelo nosso sombrio passado e pelo nosso enraizado preconceito. Dar facilidades aos negros não basta para acabar com a sua segregação. Na verdade, reforça as ideias de exclusão e os priva da possibilidade de concorrer com os outras etnias e demonstrar sua equivalência intelectual. Desse modo, podem servir como impulsionadoras de visões preconceituosas, principalmente entre a juventude, próxima geração de nossa sociedade.
Além disso, a lei pode ter efeito reverso a longo prazo. Na saída do negro da universidade e em sua entrada no mercado de trabalho, pode haver uma perca da competitividade, justificada por uma suposta maior facilidade para entrar no ensino superior. Vale lembrar que tentar amenizar a segregação nas instituições de ensino não o faz também nas empresas contratantes.
Através do exposto, nota-se que as cotas raciais são apenas formas paliativas de tentar mudar um problema que poderia ser gradativamente amenizado através de, por exemplo, investimentos na educação como um todo, palestras nas escola que apresentem já às crianças nossa origem africana a fim de fazer todo brasileiro reconhecer tal etnia em si mesmo e programas efetivos de inclusão do negro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e foi bem escrito, além de ter feito colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |