Mais uma vez o Supremo Tribunal Federal adota uma lei que tem consequências boas ou ruins, as "cotas raciais", que para uns tem vantagens que são os brancos e para outros desvantagens: os negros. Mas, como os negros podem conseguir evoluir na sociedade, sem ter os mesmos direitos dos brancos?
Atualmente [vírgula] a questão da cor de uma pessoa se torna algo em que ela pode ou não ser bem sucedida na vida, ter ou não boas oportunidades. Mas,desde de [desde] quando a cor ou raça define se o ser humano é ou não, tem mais ou menos inteligência? Inúmeras instituições de ensino superior estão adotando o processo seletivo de cotas raciais, ou seja, os brancos ganham mais vantagens e tem [têm] mais chance de entrar em uma universidade.
Mas, onde está os direitos iguais de uma sociedade que acha que adotando esse processo a desigualdade social vai diminuir? Não! Ela não vai diminuir, pelo o contrário. Todos somos seres humanos, e [sem vírgula] a mesma capacidade que um branco possui de entrar em uma universidade ou ganhar uma bolsa, o negro também a possui.
Sendo assim, a sociedade parece que está voltando para o mesmo momento histórico: a escravidão ou a lei de Darwin: a seleção natural, que só os brancos podem se adaptar e evoluir ao ambiente de uma faculdade. Todos temos o direito de crescer na vida, de realizar um sonho, seja branco, negro, ateu e entre outros.
Comentários do corretor
Você apresentou boas ideias, contudo não conseguiu estabecer uma linha argumentativa plausível que retirasse sua produção do âmbito do senso comum, Levante argumentos bem fundamentados para validar sua tese!
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |