O sistema de cotas tem como objetivo amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças.Acabar de vez com a desigualdade entre brancos,negros e indígenas através de uma política social que recompense todos os malefícios oriundos da historia brasileira.No entanto,a adoção dessa medida tem demonstrado a incapacidade de acabar com esse preconceito histórico(desigualdade racial).
Hoje em dia,a situação do preconceito racial melhorou,contudo não afim [a ponto] de solucionar o problema.O fato da lei de cotas se mostrar ineficiente para acabar com as desigualdades,é [sem vírgula] que muitas pessoas criticam que naquela época o negro não tinham [tinha] oportunidades por falta de recursos financeiros e não pela sua cor.
Especialistas indicam que grande parte da população auto declarada [autodeclarada] branca é contra a lei de cotas,pois defendem a ideia de que todos perante a lei são iguais e tem [têm] os mesmos direitos e então se perguntam;por que os negros e indígenas tem [têm] mais chances de entrar em uma universidade?Além disso, essas medidas acabam aumentando eventualmente mais ainda o preconceito,contudo [vírgula] já a universidade UNB defende a ideia de que os negros e indígenas não tem oportunidades comuns as dos brancos e isso faz com que eles não tenham acesso a uma boa educação,ocupando,em sua maioria [vírgula] posições subalternadas,sem a chance de ter um cargo de prestígio social.
A desigualdade racial no Brasil tem fortes raízes históricas e esta realidade não será alterada significamente sem a aplicação de políticas públicas específicas.Portanto,o sistema de cotas não ameniza as desigualdades raciais e [vírgula] sim,acaba aumentando o preconceito e ódio pelo outro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem construído e fez colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção. Extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |