Objeto de discussão entre diversos setores da sociedade, a adoção do sistema de cotas raciais e sociais nas universidades está longe de ser um consenso. Diversas questões são levantadas, como a redução da desigualdade ou, no outro extremo, o agravamento da discriminação racial.
Assunto que, sem dúvida, traz controvérsias, reservar vagas para aqueles que sempre estiveram à margem dos benefícios sociais, parece ser revolucionário demais para uma sociedade que foi formada em bases aristocráticas. Ora, mas como assegurar os mesmos direitos a todos, se boa parte da população sempre esteve marginalizada, seja na condição de escravo ou de mero trabalhador braçal? Sem dúvida, deve- se defender o princípio de direitos iguais aos iguais e desiguais aos desiguais.
Mas vão aparecer aqueles que defendem o direito da isonomia ou que o sistema de cotas fere, segrega racialmente e leva por água abaixo o esforço de alunos capacitados da rede particular. De fato, não se podem culpar as novas gerações pelos erros dos antigos. Porém, também, não se forma uma sociedade justa sem alguns esforços por parte da população, em prol do coletivo.
Por fim, cotas raciais e sociais para o ingresso em universidades públicas devem ser encaradas de uma forma muito mais séria e menos individualista. É indiscutível que a sociedade brasileira foi formada em bases desiguais. Sendo assim, deve- se transformar a mesma sociedade em novas formas, alicerçada pela maioria, em detrimento da minoria.
Comentários do corretor
É perceptível um projeto de texto claro e preciso com uma linha argumentativa bem definida. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem mobilização de distintas vozes para chegar à excelência total. Procure realizar rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |