A questão racial é muito discutida no meio em que vivemos, desde a época da escravidão onde o negro era tratado como um servo, literalmente, até os dias de hoje, mas, se pararmos para refletir veremos que mesmo atualmente, mais de dois séculos após a abolição da escravatura [vírgula] ainda somos uma sociedade preconceituosa.
A sociedade tenta compensar esse preconceito, ou [vírgula] de certa forma [vírgula] mascara-lo [mascará-lo] criando cotas para negros, mas a sociedade não prega que somos todos iguais? Então o porquê da existência dessas cotas, se realmente somos todos iguais, temos os mesmos direitos? A única diferença existente na sociedade de hoje para aquela dos tempos de escravidão, é [sem vírgula] que a de hoje possui um preconceito implícito, guardado, escondido, enquanto a de tempos passados era explicita [explícita].
Os negros são pessoas e como tais possuem capacidade suficiente para conseguir uma vaga em universidades como qualquer outro aluno, não é a cor da pele de uma pessoa que vai dizer se ela pode ou não ingressar em uma universidade, mas sim seus resultados em provas exigidas. A sociedade não vai deixar de ser racista concedendo cotas para negros [vírgula] pelo contrário só irá reafirmar o preconceito existente.
Se analisarmos bem não é justo que alguns sejam privilegiados pela cor de pele que possuem, como também não seria justo que pessoas com uma situação econômica superior fossem beneficiadas, por esse motivo, mas a sociedade brasileira não é igualitária como todos os brasileiros já sabem, e dificilmente essa realidade mudará algum dia.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em prol do seu ponto de vista sobre a questão. Contudo, sua produção realizou uma abordam simplista e superficial. Dessa forma, desenvolva sua linha argumentativa a fim de melhor explorar as questões que envolvem o tema proposto. Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |