Depois de extensas discussões sobre as cotas raciais, finalmente foram legitimadas pelo STF. E agora ? Será que chegamos a [à] solução para extinguir a desigualdade racial e social no Brasil?
A intenção é ótima, porém não é simples assim. Estado como o da Bahia tem maioria negra, portanto [vírgula] os mesmos [eles] vão ser prejudicados, ao contrário de Santa Catarina onde a baixa população negra, já irá garantir ingresso de praticamente todos os negros sem necessidade de medir o conhecimento.
Terão numa mesma sala de aula, pessoas com dois níveis de conhecimento, o da aprovação normal e o das cotas. Que programa de curso o professor deverá adotar? Nivela por baixo para que todos possam acompanhar, ou [sem vírgula] mantém o programa normal e faz provas diferentes? Continuarão a ter cotas para passar nas disciplinas?
Hoje [vírgula] alguns negros pobres, com esforço próprio entram nas universidades e terminam o curso até laureados com título de melhor aluno da turma. Porém, no futuro, todos os negros serão considerados que concluíram por conta das cotas, mesmo que em vários casos não tenham sido. Assim, vão continuar com problemas no mercado de trabalho, até que as empresas tenham cotas para contratar negros como hoje tem para deficientes.
A forma como está sendo implantado o sistema de cotas, é [sem vírgula] ineficiente. A solução ideal era melhorar o ensino público, mas como esta solução está longe de conquistar, como ação imediata, o governo criaria o PROEN, semelhante ao PROUNI mas, para [PROUNI, mas para] o ensino fundamental e médio. Cada estado teria uma estatística da quantidade de aprovação percentual de alunos da rede pública e privada. Baseado nesta diferença, teria um valor estipulado por lei para o estado destinar ao PROEN.
Assim, seriam resolvidos dois problemas principais: O estado teria maior preocupação em melhorar a qualidade do ensino para reduzir os custos do PROEN e os mais desfavorecidos teriam oportunidades iguais no momento das provas nos vestibulares.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação. Além disso, preocupe-se com a clareza de seu texto, evite períodos longos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |