Os negros foram retirados do seu local de origem pelos brancos para servirem de escravos aos senhores de engenho.
Apesar de apresentarem e realmente serem bem mais fortes que os seus opressores, os negros não possuíam armas de fogo [vírgula] o que os tornavam submissos a este tipo de situação.
Anos se passaram e marcas da escravidão ainda encontramos no dia a dia. Seja em uma expressão que não seria maliciosa como “neguinho”, “negão”, ”preta”, em um tratamento qualquer e na mídia que é umas das formas mais explícitas dessa marca deixada, onde quando assistimos uma novela ou outro programa qualquer o negro sempre está em uma oposição inferior ao branco.
Um caso que tem se tornado polêmico e que já se tornou matéria de vários tele jornais [telejornais] é o sistema de cotas para negros na rede de ensino superior e em alguns concursos públicos.
A polêmica gerada é devido à questão se realmente, está [realmente esta] é uma forma de amenizar ou até mesmo acabar com a discriminação ou seria uma forma de aumentar mais ainda o que sabemos que infelizmente existe. No entanto [vírgula] a questão histórica afirma que existe uma dívida com os negros, pois foram negados vários direitos que possuíam na época da escravidão.
Mas não podemos medir a capacidade de uma pessoa simplesmente pela cor da sua pele, sua religião, opção sexual ou então sua classe social. Um ser negro não é menos capaz que outro qualquer ou vice-versa.
Acabar com a discriminação [vírgula] acredito ser uma tarefa árdua, porém possível. Mas uma lei na qual separa pessoas por etnia acaba retrocedendo todo o processo de “não discriminação”, e acaba voltando ao zero.
Hoje, diante a [da] lei nenhum ser é superior a outro, e [sem vírgula] não tem como acabar simplesmente separando-as por etnia.
Implementar campanhas de inclusões sociais, criar uma lei mas [mais] severa para quem pratica este tipo de opressão, seria [sem vírgula] uma das formas de amenizar e aos poucos dar um basta nesta discriminação.
Todos nós temos os mesmos direitos e deveres, livre arbítrio para ir e vim. Cabe a cada um conhecer quais são e reivindicar assim que necessário.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação. Além disso, preocupe-se com a clareza de seu texto, evite períodos longos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |