No final de abril de 2012, o STF (Supremo Tribunal Federal)aprovou a validação do sistema de cota racial, por unanimidade entre os jurados.
Esse modelo de ação afirmativa gera bastante discussão entre as pessoas. Por um lado, existe a defesa de que a cota para os negros é uma forma de amenizar as desigualdades raciais existentes no Brasil, fruto do período da escravidão.
É válido afirmar que os negros foram muito prejudicados, resultado deste acontecimento histórico. Nas universidades é muito difícil encontrar estudantes negros,já que, a [sem vírgula] porcentagem dos que conseguem ingressar na faculdade é visivelmente inferior a de pessoas brancas. No ramo profissional [vírgula] acontece o mesmo. É muito difícil, por exemplo, encontrar um médico negro ou um chefe negro, em uma empresa qualquer. No entanto, se o objetivo é diminuir as diferenças, o sistema de cota racial acaba se tornando redundante.
No Brasil, existem outros tipos de cotas, inclusive cota para estudantes que vieram de escolas do setor público, beneficiando um grupo de pessoas que não tem condições financeiras para ingressar em uma faculdade particular. Já que essa cota atende a todo o público de baixa renda, não se faz necessária a criação de uma outra que, de certo modo, distingue um grupo por raça e não por condição socioeconômica.
Esse modelo de ação afirmativa, ao mesmo tempo em que contribui para a socialização dos negros nas universidades, acaba os diferenciando das demais raças. Por isso, o sistema de cota racial, não [sem vírgula] deve ser considerado como um modelo a ser fixado nas universidades por tempo indeterminado, mas apenas como uma etapa para chegarmos mais perto da igualdade e de um país mais democrático.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |