Desde os primórdios [vírgula] o mundo foi dividido em duas partes: brancos e negros sejam por fatores sociais ou culturais, os negros foram excluídos da sociedade, servindo apenas como escravos. Desse modo, devemos respeito e oportunidades a eles, como as cotas oferecidas pelo governo federal em instituições.
Assim, se a concentração de vagas em institutos federais continuarem sendo motivos de confrontos entre brancos e negros, nunca vai se chegar a um acordo, as soluções são as iniciativas do governo, além disso, melhorar o nível de educação deve ser uma das prioridades dos governos.
Diante disso, as cotas raciais vão recompensar os malefícios cometidos na escravidão, dando acesso à boa educação, e esse grupo que até pouco tempo era excluído, será um objeto de tratamento e valor, pois devemos dar a vez para todos que precisam. Dados mostram que vem crescendo o número de negros em universidades no país, e pesquisas indicam que 42,3% das universidades federais do país têm cotas para negros, e esses números tendem a crescer.
As cotas raciais nada mais é [são] que uma justiça, pois todos os cidadãos têm direito, e [direito e] os negros devem promover-se, afim [a fim de] de que o Brasil se torne um país mais igual, portanto [vírgula] as cotas raciais irá amenizar as desigualdades e promover a justiça, e certamente criará outras propostas para diminuir o preconceito.
Assim, oferecendo cotas raciais será um jeito de unir brancos e negros em uma única sociedade, quebrando o preconceito racial e as desigualdades existentes. Essas cotas para os negros é um meio para valorizá-los, pois não se tem as mesmas oportunidades, como por exemplo, à boa educação e um bom emprego.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto apresentou suas ideias sobre o tema, contudo não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que validasse sua tese e promovesse uma boa discussão em torno da problemática imposta. Vá além de uma abordagem simplista e superficial. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |