Desde o início da implantação de ações afirmativas, as cotas, em algumas universidades brasileiras, esse assunto tem gerado muita polêmica por parte daqueles que acreditam que esse sistema é injusto por não levar em conta o mérito do aluno, mas sim a sua cor, passando a ter prioridade em relação aos demais.
Os beneficiados pelas cotas afirmam ser justo a aplicação de ações afirmativas, uma vez que, além de facilitar as possibilidades de ingresso no ensino superior, também aumenta o número de negros nas universidades que é bem reduzido, diminuindo assim a sua exclusão na sociedade, um resquício deixado pelo passado. Entretanto, o fato de uma pessoa ser negra não a impede de concorrer a uma vaga na universidade como qualquer outra. Com o sistema de cotas [vírgula] essas pessoas privilegiadas acabam sendo colocadas, de forma indireta, em um outro grupo da sociedade por possuírem cor diferente, não melhorando em nada o problema com o preconceito racial.
Muitos justificam as cotas como uma tentativa de reverter as injustiças cometidas com os negros no período de exploração no Brasil, já que quando se declarou o fim da escravidão, os negros continuaram sem oportunidades e [vírgula] hoje, muitos terminam sofrendo as consequências. Entretanto, a melhor maneira de integrá-los na sociedade não é tentando "maquiar" uma exclusão, mas sim colocando-os em um patamar igual a todos.
Com isso, é necessário que haja um investimento de qualidade em educação, a fim de proporcionar um ensino em condições iguais para todos. Além disso, é preciso que os negros sejam tratados com igualdade em relação às outras pessoas e isso precisa ser difundido através de palestras e da mídia para que eles possam ser integrados da melhor maneira na sociedade, acabando com a sua exclusão.
Comentários do corretor
Muito bom! É perceptível um projeto de texto claro e preciso com uma linha argumentativa bem definida. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem mobilização de distintas vozes para chegar à excelência total. Continue lendo e produzindo!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |