Apesar da abolição da escravatura no Brasi, em 1888, as condições de vida dos negros não foram niveladas às dos brancos, e as consequências do trabalho escravo continuaram arraigadas na sociedade, fazendo do Brasil um país marcado pelas desigualdes sociais. Para tentar reparar as diferenças raciais, algumas universidades vêm adotando o sistema de cotas, que separa um número de vagas apenas para negros. Entretanto, a solução não é tão simplista e essa providência apenas agrava o preconceito.
Na prática, tal medida é discriminatória, uma vez que aponta que alguém negro não tem capacidade de entrar em uma universidade pelos seus próprios méritos, senão por um caminho mais fácil de compensação. O objetivo da universidade é assegurar a qualidade da instiuição e selecionar os estudantes com base em seu desempenho intelectual. Logo, além de racista, é injusto criar distinções que privilegiem determinado segmento da sociedade.
Além disso, há um caráter subjetivo ao julgar a etnia de uma pessoa, especialmente em um país tão miscigenado como o Brasil. Um exemplo é o famoso caso dos gêmeos idênticos que usaram as cotas na UnB. Apenas um foi considerado negro e garantiu sua vaga, enquanto o outro foi julgado branco pela banca de avaliadores. Desse modo, tal sistema não atinge diretamente o cerne do problema. A falência do ensino púbico, destinado a qualquer raça, afeta os mais pobres que, em sua maioria são negros, mas também podem ser brancos, mestiços, indigenas [indígenas], entre outras origens.
Portanto, em vez do sistema de cotas, que representa uma medida paliativa, o ideal seria abordar o problema no âmbito social, implementando melhorias na educação, incentivos à inclusão social e diminuição da pobreza. Facilitar o ingresso à universidade não irá assegurar igualdade nem compensar o histórico de injustiças sofridas pelos negros.
Comentários do corretor
É perceptível um projeto de texto claro e preciso com uma linha argumentativa bem definida. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem mobilização de distintas vozes para chegar à excelência total. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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