O Artigo 1º da Lei de Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997 [vírgula] vigora que, Serão [que serão] punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, Com [nacional. Com] base nesse parágrafo é importante ressaltar que discriminação de acordo com o dicionário Caldas Aulete da língua portuguesa é; ``¹ação ou estado de discriminar ´´. ``²tratamento diferenciado dado a pessoas a partir de suas características raciais ´´. È muito importante frisar o seguinte citado, tratamento diferenciado.
A inclusão de cotas raciais nas universidades entra em contradição com a constituição, por que [porque] a discriminação de raças é considerada crime com pena de dois a três anos de reclusão e multa. As cotas estão diferenciando a raça, quando poderia ter como base o poder aquisitivo das pessoas para a criação de benefícios. Deixando dúvida, se somos todos iguais. Por que [Pois,] de acordo com cor de sua pele [vírgula] uma pessoa tem mais facilidade em ingressar na universidade, seria ela melhor do que outra, ou diferente no caso de não ser capaz de disputar uma vaga. Isso[vírgula] segundo a constituição[vírgula]é crime se encaixa perfeitamente no Artigo citado acima.
Utilizam como explicação o fato de que as pessoas de baixa renda se encaixam nos padrões das cotas. por que [Por que] então tem como base a raça e não a situação financeira! Não, não é porque o cidadão é negro que ele é pobre ou tem dificuldades maiores que outra pessoa. Em pleno século XXI [vírgula] pode até existir racismo [vírgula] mais [mas] isso não impede ninguém de entrar na faculdade, ou [sem vírgula] de arrumar um emprego e ter dignidade.
Quando surgiram os primeiros projetos para cotas raciais, isso a mais de 20 anos, elas eram mesmo precisas, mais [mas] hoje não são mais! Essa não é a forma correta de acabar com o racismo e o preconceito no momento em que estamos [vírgula] essa é a maneira de causar discriminação, diferença, e isso não pode existir. Antigamente um negro era discriminado e até impedido de receber uma educação de qualidade, ou um bom emprego, hoje ele é diferenciado [vírgula] já que todos sabem que preconceito é crime e que ninguém pode ser impedido de qualquer direito por causa de suas diferenças física, por que agora, ou seja, dês de [desde] 1989 [vírgula] discriminação é crime.
Comentários do corretor
Melhor organize suas ideias visando à clareza e objetividade de sua produção. Atente-se às regras de uso dos sinais de pontuação e evite períodos longos. Além disso, mobilize argumentos embasados em exemplificações concretas para comprovar sua tese e retirar seu texto do senso comum.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |