O estabelecimento do sistema de cotas não amenizará a desigualdade racial nem social, já que o preconceito e a corrupção é que geram as barreiras e as desigualdades que impedem que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.
Em um país em que a miscigenação é tão forte, o sistema de cotas não é uma maneira justa e muito menos coerente com seu povo. O caso ocorrido na Universidade de Brasília deixa evidente esta situação. Dois irmãos, gêmeos, um foi aceito pelo sistema de cotas e o outro não.
A solução não está em criar cotas. Isto é uma forma de exclusão e constrangimento. Exclusão, pois deixa o grupo dos brancos e pobres fora do benefício. Constrangedora, senão humilhante, pois os indíviduos gozam da mesma capacidade intelectual.
O sistema de cotas, simplesmente [vírgula] demonstra a imcompetência do governo em cumprir sua obrigação de fornecer educação de qualidade principalmente nos pequenos municípios.
Cria-se cotas, bolsas são distribuídas, tudo isso é feito como se fosse um “favorzinho” do governo para o cidadão, no entanto [vírgula] o preconceito náo é extinto, nem a má distribuição de renda, nem a corrupção, que são as raizes de tantos problemas no Brasil, inclusive da exclusão racial, mascarada com o nome de “Sistema de Cotas”.
Se a intenção do governo é sanar uma dívida com os afrodescendentes, justo seria que, não [sem vírgula] fosse cobrado imposto desse grupo, já que estes contribuiram imensamente com a econômia [economia] do Brasil com seus trabalhos penosos durante o período colonial. No entanto, se a questão é sanar prejuizos, como fica o grupo dos imigrantes italianos, japoneses, etc, [etc.] que chegaram ao Brasil e contribuiram com sua força de trabalho?
Sendo assim, fica claro que o Brasil tem uma divída com povo brasileiro em si. A divída de acabar com a má distribuição de renda, a corrupção, e promover a cidadania e a justiça, não pelo meio paliativo de bolsas ou cotas [vírgula] mas pela extensão da igualdade de direito para todos, fazendo com que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Atente-se às regras de uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |