O preconceito entre raças e a distinção social e econômica ainda estão presentes na vida dos brasileiros, porém não é com a criação de cotas em instituições de ensino superior que vai resolver-se o problema, visto que existe desde o período Brasil Colônia, logo isso só irá aumentar as diferenças raciais e não haverá um investimento considerável em educação.
Dar tratamento diferenciado de acordo com a cor de pele é aumentar ainda mais as desigualdades, posto que, dessa forma, reconhece-se que os afro-descendentes [afrodescendentes] não têm as mesmas condições devido a sua pele e a sua origem, entretanto [vírgula] isso é um erro absurdo, pois a realidade é que as oportunidades de uma boa educação não dadas apenas para os negros, mas também para alguns brancos pobres e indígenas, configurando-se assim em uma temática social muito mais ampla que é a má educação no Brasil.
Além do mais, existem poucas políticas de combate ao racismo, deixando que ele aconteça de maneira indireta e oculta dentro da sociedade, no entanto a distinção racial deve ser inibida através da ideologia de que somos todos iguais e que devemos respeitar cada ser humano de acordo com suas características éticas, religiosas, culturais e aparências. Logo, será preciso difundir esse pensamento dentro das escolas e pelos meios de comunicação, para que a população entenda que qualquer diferenciação social é uma forma de preconceito equivocado.
Portanto, o sistema de costas e [é] insuficiente para se obter uma solução verdadeira, é necessária [necessário] investir mais em uma educação de qualidade, para que todos tenham oportunidades iguais, como também debater sobre a intolerância entre de [à] cor de pele dentro dos meios sociais, visando, desse modo, o [ao]crescimento cultural na cidadania e na igualdade entre pessoas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |