No Brasil [vírgula] como em muitos outros países [vírgula] adotaram políticas de cotas, que tem como principal objetivo a diminuição das desigualdades sociais. Mas, será que apenas as cotas fará [farão] com que o ensino superior em nosso país seja mais democrático? Essas políticas muitas vezes é a única forma de estudantes negros entrar nas universidades. Não por que os mesmo [porque eles] são incapacitados e [vírgula] sim, porque ele não teve condições de ter uma educação básica à média de qualidade.
As cotas [vírgula] atualmente [vírgula] é [são] um dispositivo necessário para reparar um erros [reparar erros] históricos, onde os negros eram marginalizados pela sociedade. Isso fica evidente quando visitamos uma escola na periferia, onde a maioria dos alunos são pardos e negros. Já nas melhores escolas do Brasil [vírgula] eles são minorias, e até mesmo exceções. Essa separação entre etnias é gritante. E é claro, tal realidade se reflete no ensino superior, onde a maioria dos estudantes são brancos.
Porém, não é apenas o sistema de cotas que irá acabar com a desigualdade de raças no Brasil, e sim o investimento na educação pública de qualidade. Esse sim, acaba [sem vírgula] com a desigualdade pela raiz. Onde todos os estudantes tenham as mesmas chances de concorrer a uma vaga na tão sonhada universidade.
A educação é a chave para acabar com os problemas sociais. E não existe nação desenvolvida sem fortes investimento em educação. E a mesma tem que chegar em todas as camadas da sociedade, fazendo com que as desigualdades entre elas diminua [dimunuam] e [vírgula]consequentemente [vírgula] seja extinta [sejam extintas].
Comentários do corretor
Melhor organize suas ideias visando à clareza e objetividade de sua produção. Atente-se às regras de uso dos sinais de pontuação e evite períodos longos. Além disso, mobilize argumentos embasados em exemplificações concretas para comprovar sua tese e retirar seu texto do senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |