O sistema de cotas tem afinidade [a finalidade] de amenizar as desigualdades raciais, assim harmonizando a raça dentro da sociedade [vírgula] começando de dentro das universidades fedarais. O preconceito ainda é um problema no Brasil e no mundo, muitas pessoas ainda discriminam a raça negra e os julgam bandidos, incapacitados e entre outras calunias [calúnias].
Algumas pessoas acreditam que as cotas irá [irão] recompensar os malefícios gerados pela escravidão, pois, para outras, o sistema de cotas irá reafirmar a tese racista de classificação entre raças. Afinal, os negros não tiveram e nem precisaram de cotas nos ensinos fundamental e médio. Já que iram aprovar as cotas em universidades, teram [terão] também que elaborar o projeto para ensino fundamental, médio e cotas de emprego para negros. Assim, os negros teram facilidades que o resto da população não tem.
O preconceito deve ser punido com leis e multas. Sistemas de cotas e outros projetos iram [irão] reafirmar o racismo, e fazer [sem vírgula] a sociedade se revoltar contra o governo por causa dos projetos que facilitam a vida de pessoas negras que são cidadãos com direitos e deveres independente de cor e raça. Todos são iguais perante a justiça, então toda a sociedade é capacitada a ter motivação e foco aos estudos, e conseguir ingressar em uma universidade federal. Ser negro não é ser incapacitado de estudar.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em torno da problemática do tema, contudo, não estabeleceu uma linha argumentativa consistente que explorasse a questão e validasse sua tese. Vá além da análise simplista e superficial! Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |